quinta-feira, 28 de maio de 2009

A moçada briga, chuta a porta,bate boca com os pais e grita sem motivo?Tudo bem. A culpa é do cérebro deles,que ainda está em fase de formação


Sempre se pensou que a culpa era do vulcão de hormônios colocado em ebulição pelo processo de crescimento. Ou da angústia existencial própria de uma época de transição. Há agora uma nova explicação: o que se passa na cabeça dos adolescentes é, por assim dizer, consequência do que se passa na cabeça deles. A garotada nem se ajustou direito às mudanças causadas em seu corpo pela puberdade e o cérebro também começa a mudar. Até pouco tempo atrás, acreditava-se que ao chegar à adolescência o cérebro já estivesse completamente formado. Pesquisas recentes revelam que, ao contrário, nessa fase se inicia um processo de rearranjo dos neurônios tão intenso como aquele que aconteceu nos primeiros anos da infância. As áreas onde ocorrem as maiores transformações são justamente aquelas ligadas às emoções, ao discernimento e ao autocontrole. Essa é uma boa explicação científica para o comportamento tão impulsivo e temperamental dos teens. "Algumas áreas da estrutura cerebral só vão estar inteiramente maduras depois dos 20 anos", diz o psiquiatra Fábio Barbirato, da Santa Casa do Rio de Janeiro.

0 comentários on "A moçada briga, chuta a porta,bate boca com os pais e grita sem motivo?Tudo bem. A culpa é do cérebro deles,que ainda está em fase de formação"

Postar um comentário

 

Adolescente em crise Copyright 2008 Shoppaholic Designed by Ipiet Templates Image by Tadpole's Notez